quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Por que venceu o Sí?
A vitória de Chaves em mais uma eleição a que é submetido tem, para Emir Sader, justificativas históricas que se assentam nas conquistas da Revolução Bolivariana. É o socialismo do século XXI!
Com a palavra o professor:
"A razão de fundo para o apoio de Chavez na massa majoritariamente pobre da população venezuelana é a mesma que explica o êxito de governantes que privilegiam políticas sociais em detrimento da ditadura da economia e do mercado, característica dos governos que os precederam. Num país petroleiro, é incrível a pobreza venezuelana, revelando como as elites desse país fizeram a farra do petróleo, enriquecendo-se elas e distribuindo parte da renda petroleira a outros setores, políticos e sociais – incluindo a antiga "esquerda" e grandes setores do movimento sindical – que participavam da corrupção estatal.
Essas mesmas elites não perdoam que Hugo Chavez lhes tenha arrebatado não apenas o governo e o Estado, mas a principal fonte de riquezas do país – a PDVSA. E que dedique cerca de um quarto dos recursos obtidos por essa empresa para políticas sociais – para resgatar direitos essenciais da massa pobre da população, vitima principal do enriquecimento das elites tradicionais. Além de se valer de parte desses recursos para políticas internacionais solidárias – inclusive com setores pobres dos EUA.
Os resultados são claros: a extrema pobreza foi reduzida de 17,1 a 7,9. Cresceu a taxa de escolaridade e de preescolaridade, que subiu de 40 a 60%. Terminou o analfabetismo, segundo a constatação da Unesco. A participação feminina subiu muito no Parlamento e quatro mulheres dirigem a Corte Suprema, a Procuradoria Geral, o Conselho Nacional Eleitoral e a Assembléia Nacional. A taxa de mortalidade infantil diminuiu de 27 por mil a praticamente a metade: 14 por mil. O acesso a água potável subiu de 80 a 92% da população. Diminuiu significativamente a desigualdade social, a Venezuela subiu bastante no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, aumentou a expectativa de vida, diminuiu o desemprego, aumentou o trabalho formal em relação ao precário, foram legalizados milhões de aposentados, o consumo de alimentos subiu 170%. Em suma, como em todos os governos que buscam reverter a herança neoliberal, se dá um imenso processo de afirmação dos direitos da grande maioria, refletido na sua promoção social e na expansão do mercado interno de consumo popular".
Porem, o processo revolucionário na Venezuela encontra obstáculos, diz o sociólogo. São elas:
"a adaptação do Estado às necessidades de gestão eficiente e transparente de suas políticas, o enfrentamento do tema da violência, o avanço na construção de estruturas de poder político popular de base e do partido, o desenvolvimento de políticas econômicas que permitam a edificação de estruturas econômicas menos dependentes do petróleo, de caráter industrial e tecnologicamente avançadas.
As derrotadas são as elites tradicionais, que controlam 80% da mídia privada do país, que promoveram o golpe militar contra Chavez, um lock-out e a fuga de capitais contra o país, que se articulam com o governo dos EUA contra as autoridades legitimamente eleitas e reconfirmadas pelo voto democrático do povo venezuelano. Chavez sai fortalecido da consulta, assim como a imensa massa pobre da população, que ingressa, através do processo bolivariano à historia política do país". (originalmente publicado no Blog do Emir)
domingo, 15 de fevereiro de 2009
"UH! AH! CHAVES NO SE VA!"
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Mar de Espanha promete carnaval inesquecível para cariocas.
MAR DE ESPANHA (12/02/2009) - Um dos carnavais de rua mais tradiciaonais de Minas Gerais ocorre em Mar de Espanha. Ao som de bandas e blocos originais, os foliões de Minas e outros Estados, encontram nesta cidade toda a agitação que não pode faltar em qualquer festa carnavalesca.
Todos os anos, a Prefeitura de Mar de Espanha organiza uma programação detalhada das atividades que animarão a cidade nos cinco dias de folia. Nesse ano, o prefeito da cidade, Marildo Espanheiro, afirma que a cidade viverá momentos de muita alegria, Segundo ele, a cidade está em festa não só em razão do carnaval, mas também por causa do crescimento econômico da cidade:
_Mar de Espanha está em festa. Conseguimos equilibrar as contas públicas e estamos investindo pesadamente no turismo. Este ano virão caravanas do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, além de muitos mineiros que estão trocando as cidades mais renomadas para curtir o nosso carnaval. Sem dúvida alguma posso dizer que, neste ano, Mar de Espanha vai receber mais foliões do que Ouro Preto.
Marildo Espanheiro, que acabou de assumir a prefeitura de Mar de Espanha, afirmou que desde então não largou o trabalho, mas garante que curtirá a festa todos os dias:
_ Nós também precisamos relaxar. Trabalho todos os dias da semana, inclusive domingo. Neste ano quero bricar de pular carnaval com os moradores da cidade e com os turistas. Vamos mostrar que Mar de Espanha tem tudo para ser a capital regional do carnaval mineiro.
Ele garantiu que apesar do descanso, estará nas ruas ouvindo os questionamentos da população. O profeito também asseverou que sairá de Branca de Neve, no tradicional bloco das piranhas.
Programação
Carnaval 2009 - Mar de Espanha
Sexta-feira (dia 20)
22h - Abertura Oficial do Carnaval com a chegada do Rei Momo. Bloco Zé
Pereira e entrega da chave da cidade
00h- Bloco do Além
01h- Bloco Papa Léguas
Sábado (dia 21)
15h- Trio elétrico
22h- Bloco Em Cima da Hora
23h- Bloco do Bigode
00h- Show com a Banda Stágio 55
Domingo (dia 22)
15h- Trio elétrico
17h- Matinê Infantil
22h- Bloco da Alegria
23h- Bloco Caipirinha
00h- Show com a Banda Stágio 55
Segunda (dia 23)
15h- Som mecânico
18h- Bloco do Extintor
22h- Bloco Zé Pereira
23h- Bloco do Bicho Papão
00h- Show com Banda Zagga
Terça (dia 24)
15h- Trio elétrico
18h- Bloco das Piranhas
19h- Show com banda ao vivo
23h- Bloco do Azul e Branco
00h- Show com a Banda Zagga
05h- Bloco da Alvorada
Assinar:
Postagens (Atom)